Home A Cidade APA - Banhado Grande

APA do Banhado Grande

APA DO BANHADO GRANDE

Em 1998, por Decreto Estadual, foi criada a unidade de conservação de uso sustentável Área de Proteção Ambiental (APA) do Banhado Grande, situada nos municípios de Glorinha, Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Viamão.
A APA possui 133.000 hectares e nela insere-se o conjunto de banhados formadores do Rio Gravataí: Banhado do Chico Lomí (Santo Antônio da Patrulha), Banhado dos Pachecos (Viamão), e Banhado Grande (Gravataí e Glorinha).

Os principais objetivos da APA são os de preservar o conjunto de banhados, compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com a proteção dos ecossistemas naturais, conservar o solo e os recursos hídricos, recuperar as áreas degradadas, contribuir para a otimização da vazão do Rio Gravataí e, ainda, proteger a flora e a fauna nativas e seus locais de reprodução.

Criação: Decreto Nº 38.971 de 23 de outubro de 1998
Municípios: Glorinha, Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Viamão