Home Informações Inspetoria Veterinária

Inspetoria Veterinária

- A INSPETORIA VETERINARIA E ZOOTECNICA (IVZ) é a unidade de atuação local do Departamento de Produção Animal (DPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (SEAPPA). O DPA é o Órgão gestor, no âmbito estadual, das políticas de preservação e promoção da sanidade animal, de seus produtos, subprodutos e derivados e desenvolve ações de fomento e de melhoramento genético dos rebanhos.
- A estrutura técnico-administrativa da IVZ de Glorinha compreende médico veterinário, técnicos agrícolas, vacinador e agente administrativo, fazendo-se necessárias as ações compartilhadas com outros órgãos públicos, comunidade e lideranças do setor produtivo.
- Dentre as atividades administrativas exercidas pela IVZ estão as emissões das Guias de Transporte Animal (GTA) para o controle da movimentação de animais, fornecimento de fichas de vacinação de animais que são utilizadas como comprovantes para aposentadoria de produtores rurais, demandas judiciais e financiamentos bancários.
- Dentre as ações em defesa sanitária animal estão a divulgação, coordenação e fiscalização de campanhas de vacinação oficial dos rebanhos, ações de controle da raiva herbívora, vigilância da sarna e piolheira ovina, vigilância em sanidade aviária e suína, atendimento a campo de suspeitas de enfermidades de controle oficial, levantamentos epidemiológicos, levantamentos da população animal estratificada por espécies, e fiscalização do trânsito de animais vivos.
- Dentre as ações de fiscalização estão a inspeção de produtos de origem animal em empresas que beneficiam carne, leite, ovos, mel e pescado; auditorias em propriedades com animais rastreados pelo SISBOV, e fiscalização de eventos de acumulação de animais como remates, exposições e rodeios.
- Dentre as ações educacionais e extensão rural estão a participação em eventos envolvendo os trabalhadores rurais, participação no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMUDER), atendimento a dúvidas do público que procura o serviço e promoção de palestras referentes a educação sanitária de utilidade pública.
- A IVZ de Glorinha está situada na Av.Dr. Pompilio Gomes Sobrinho, 23.090, com horório de atendimento pela manhã das 8 às 12h e pela tarde das 13 às 17h, e também pelo telefone (51) 34871758 e e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar