14ª Trilha das Grota movimenta centenas de trilheiros

O último final de semana foi marcado pela 14ª edição da Trilha das Grota. Evento esportivo oficial do Município de Glorinha, a Trilha das Grota movimenta centenas de trilheiros anualmente, em um evento repleto de muita aventura e diversão.

Em sua 14ª edição, o evento, organizado pelo Grupo Soca Trilha, propiciou cerca de 80 km de trilha em matos fechados, erosões, pedras, subidas e descidas, proporcionando tudo que um trilheiro gosta: adrenalina e muita lama.

O Grupo de Trilheiros, assim chamado quando criado, iniciou sua formação no ano de 2003, a partir da iniciativa dos amigos Vitor, Maurício e Cléo, que adquiriram suas motos e começaram a percorrer as primeiras trilhas do Município de Glorinha. Em 2004 o grupo realizou, com recursos próprios, a primeira doação de brinquedos e de alimentos para crianças e famílias carentes residentes nas localidades próximas as trilhas. No Natal do mesmo ano, juntamente com parcerias, foram novamente doadas cestas básicas e brinquedos para aproximadamente 40 famílias, sendo esta ação reconhecida pela Câmara Municipal de Vereadores que aprovou uma Moção Aplausiva ao grupo, citando que “a atitude foi de extrema relevância e louvor, que transmite à população Glorinhense a importância da solidariedade e o bem-estar do próximo, na sociedade em que vivemos”.

No ano de 2005 o grupo passou a chamar-se Soca Trilha, estando composto por aproximadamente 20 (vinte) integrantes, que em junho do mesmo ano organizou e realizou em nosso Município a 1ª Trilha das Grota, que contou com a participação de 96 trilheiros, que percorreram aproximadamente 65km de trilha.

Em agosto de 2006, na 2ª Trilha das Grota, o número de participantes passou para 180. Na 3ª edição ultrapassou os 200 trilheiros. A 14ª edição do evento contou com aproximadamente 800 trilheiros.

O Grupo Soca Trilha e o evento Trilha das Grota tem como objetivos promover o esporte com segurança, união e solidariedade, divulgando Glorinha, afinal o Município possui um dos melhores locais da região para a prática do esporte devido aos vários tipos de terrenos. Além disso, o grupo propicia aos jovens do Município a prática de um esporte saudável que integra estes ao convívio com pessoas de diferentes idades, atividades profissionais, níveis sociais, escolaridade, sem distinção alguma. A prática do respeito mútuo, a amizade e a colaboração são requisitos básicos da convivência em equipe. Este é um dos poucos esportes onde se percebe pai e filho praticando lado a lado, aprendendo e apoiando um ao outro.

Outro objetivo do Grupo Soca Trilha e do evento Trilha das Grota é exaltar as belezas naturais de Glorinha, fomentando o turismo da região e, principalmente, do Município. Uma das ações do grupo que vem ao encontro desse objetivo, é promover passeios para as famílias dos trilheiros durante a Trilha. Na 14ª edição do evento, dois ônibus ficaram totalmente lotados e partiram interior adentro em um passeio repleto de belezas naturais e vistas exuberantes. Os participantes do passeio passaram por pontos turísticos do Município, como o Casarão, o Sítio Paim Centeno e a desativada pedreira do Maracanã, rota da trilha, onde foi possível acompanhar um pouco da coragem e adrenalina dos trilheiros.

O Governo Municipal parabeniza a todos os organizadores, colaboradores e apoiadores da 14ª Trilha das Grota pelo belíssimo evento!

Confira as imagens do evento em: https://www.flickr.com/gp/154285612@N06/851d76