Funcionários das Escolas Municipais e Secretaria de Educação participam de curso de formação em Brigada de Incêndio

Nesta segunda-feira (17), funcionários das Escolas Municipais e Secretaria de Educação participaram do curso de formação em Brigada de Incêndio, ministrado pelo 1° tenente do Corpo de Bombeiros e instrutor da Apse cursos, Jair Nunes da Silva. O objetivo é preparar os servidores para atuarem em situações de emergência, operando equipamentos de combate a incêndios, auxiliando no plano de abandono e prestando os primeiros socorros, visando preservar a vida e o patrimônio.

A carga horária de aula varia de acordo com o tipo de instalação e carga de incêndio que o local, onde o funcionário trabalha, possui. Por este motivo, os servidores da Escola Municipal de Educação Infantil Isdra Abraham Isdra, fizeram o curso intermediário de 20h aula, já que o local possui hidrantes, pomadas de água com mangueiras para combate a incêndio.

Os demais participantes realizaram o curso básico, que tem carga horária de 8 horas, dividas entre teoria e prática. Entre os temas vistos dentro de Prevenção e Combate a Incêndio, está a teoria do fogo; propagação do fogo; classes de incêndio; prevenção de incêndio; método de extinção; agentes extintores; EPI (Equipamento de Proteção Individual); equipamentos de combate a incêndio (extintores, mangueiras e acessórios); equipamento de detecção e, alarme e comunicações; pessoa com mobilidade reduzida e riscos específicos da planta. Já quando o assunto foi Primeiros Socorros, os alunos puderam aprender como fazer uma avaliação inicial e como agir quando o problema se tratar das vias aéreas; RCP (ressuscitação cardiopulmonar); hemorragias; fraturas; ferimentos; queimaduras; emergências clínicas; movimentação, remoção e transporte da vitima. O último ponto abordado no curso foi Abandono de Área.