Secretaria de Educação e de Agricultura promovem capacitação das merendeiras

A Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Agricultura, realizou no dia 1° de agosto, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ary Soares, treinamento das merendeiras sobre boas práticas de manipulação de alimentos. A palestra foi ministrada pela nutricionista, Luciana Maganja e pela médica veterinária do serviço de inspeção municipal, Lívia Braun.

Entre os temas tratados estavam, as doenças vinculadas por alimentos, higiene pessoal, contaminação cruzada, controle de pragas, amostras de alimentos, recebimento e armanezamento de matéria prima.

O objetivo do encontro foi atualizar as merendeiras quanto aos procedimentos corretos para manuseio de alimentos na cozinha. Para a inspetora municipal Lívia Braun, “o treinamento é essencial para garantir as condições higiênicas sanitárias do alimento preparado pelas merendeiras para as nossas crianças”.

Todo ano procura-se qualificar ainda mais a formação das merendeiras, concedendo novos conhecimentos sobre alimentação segura para os estudantes e trazendo ideias de receitas que podem ser preparadas. Cada escola possui um manual de boas práticas de alimentos para nortear o trabalho das merendeiras, “o serviço realizado por elas é de uma responsabilidade imensa, por isso a capacitação precisa ser periódica”, destaca a nutricionista Luciana Maganja.